segunda-feira, 14 de julho de 2008

Conheça Velouria

ENTENDENDO O MUNDO DO OCB

Certo, em primeiro lugar, se eu fosse definir o OCB com um termo, eu o chamaria de um "ÉPICO CONTEMPORÂNEO".

É por isso que o mundo do OCB, o mundo de VELOURIA, foi concebido como se fosse uma "evolução" de um mundo fantástico.

Entendendo o que eu quero dizer com evolução, é só vocês pensarem que o nosso mundo atual é o produto de tudo que ele foi no passado, desde suas mais remotas eras, até chegar onde estamos. Ou seja, depois da Idade da Pedra, o Império Romano, a Inquisição, o Renascimento, a Revolução Industrial, as Grandes Guerras Mundiais e a Ascenção da Era Tecnológica, eis que o planeta Terra é o que nós vivemos hoje (seja isso bom ou ruim).

Este é o mundo de Velouria. Um mundo moderno e tecnológico, evoluído de um passado de histórias fantásticas, no qual a magia e a tecnologia co-existem lado-a-lado, formando a atual cultura de Velouria. Ou seja, neste mundo é muito comum você ver pessoas estudando magia tanto em livros como na internet, guerreiros que usam desde espadas fabulosas que podem encarar de frente até as mais letais armas de fogo modernas, e religiões monoteístas ou politeístas, baseadas nos mais diversos deuses.

No mundo de Velouria vocês encontrarão reinos, repúblicas, organizações, exécitos, autoridades, e por aí vai. Dêem uma pitada de magia ao nosso próprio mundo, e é isso que vocês descobrirão ao entrar em Velouria.

E por falar em magia, esse é o tema central do mundo de Velouria, e tudo graças a um elemento místico e etéreo chamado "velouria". Trata-se de uma névoa de cor azul-clara presente em todo o mundo, e que torna-se visível e luminosa quando acumulada em grandes quantidades, e quando absorvida pelo corpo (daqueles capacitados para tal, claro), conferem poderes incríveis ao usuário.

Isso acontece pelo fato de que a velouria é uma grande energia que acumula as memórias dos seres que viveram em seu mundo, e tais memórias são acessíveis a todos os seres viventes. Mas não achem que a coisa é tão simples assim. É só vocês imaginarem o mundo de Velouria como um grande computador, como os que comandam a internet em nosso próprio mundo, a velouria como sua infinita "memória", e os seres vivos como os "PCs" caseiros. E pra ter acesso a informações na Net, nós sabemos o quão trabalhoso é pesquisar nela, e nem sempre nossos modestos PCs tem capacidade pra tal, e na verdade, alguns deles sequer tem acesso à internet. É dessa forma que funciona viver no mundo de Velouria: toneladas de memórias armazenadas por muitas eras na "energia velouria", no qual somente aqueles mais capazes são capazes de acessar e estudá-las. Aqueles que não conseguem são cidadãos comuns, como eu, vocês e todos nós.

Certo, acho que vocês já conseguirem ter uma idéia, mesmo que teórica, de como funciona e existe o mundo de Velouria, não é? Então agora, eu apresentarei a vocês O PRÓPRIO MUNDO DE VELOURIA.


Agora, vou ter que dar uma de guia turístico, então segurem-se em seus assentos, pois vamos dar um passeio por Velouria.

Em primeiro lugar, ao olharem por suas janelas, vocês poderão ver lá embaixo o mundo inteiro de Velouria. Mas ao contrário do que vocês podem imaginar, esse mundo não é um globo como a Terra. O mundo de Velouria é PLANO.

Exatamente, e como vocês podem conferir, o mundo é cercado pelas perigosas EDGES, que são zonas de altíssima concentração da energia velouria. A concentração dessa enegia é tão intensa nessas zonas que tanto a visibilidade se torna pouco a pouco NULA (a ponto de você não conseguir enxergar mais do que um metro à sua frente), como também todo o sentido de DIREÇÃO. Ou seja, perder-se dentro das edges é como cair em um infinito vazio, onde não se sabe o que é cima, baixo, esquerda, direita, sem contar que toda a noção de tempo passando se perde nesse espaço, pois não há som ou movimento visível algum. Portanto, se forem passear pelos mares ou pelo ar, evitem ao máximo as edges, pois até hoje, não se tem notícias de alguém que tenha retornado delas.

Aliás, uma pequena aulinha de história para vocês. Existe de fato alguém que ousou cruzar as fronteiras do mundo de Velouria e arriscar conhecer o que existia além das edges. Essa corajosa figura história foi a pirata JELLY BONES (clique e confira), a capitão do lendário navio FIO DA NAVALHA, que junto com sua tripulação, os "BASTARDOS", resolveu ultrapassar os limites do mundo e conhecer o que havia além deles.

O fato é...nunca mais se teve notícia deles. Nem de Jelly Bones, nem do "Fio da Navalha", nem dos Bastardos. Um mistério que perdura por mais de 400 anos e se tornou uma lenda no mundo de Velouria. Estaria Jelly Bones viva? Existe algo além das edges? Ninguém sabe a resposta a essas perguntas, mas é fato ue Jelly Bones se tornou uma personagem lendária, que inspirou muitas lendas baseadas em suas aventuras, e tem até mesmo uma data comemorativa em sua homenagem: o "JELLYDAY", um feriado mundial onde todos fogem do trabalho e saem pra beber até cair. (Data essa muito apreciada pelos trabalhadores, pois obrigatoriamente cai na primeira sexta-feira de março, o que garante um fim-de-semana inteiro de comemorações...e muita birita, claro!).

Bem, voltando à nossa tour por Velouria, vamos apresentar os países distribuídos em cinco blocos continentais baseados em sua localização em relação às edges: Norte, Nordeste, Centro-Noroeste, Oeste, Leste e Sul. Vamos começar a tour pelo leste.

BLOCO CONTINENTAL LESTE: Continente de etnias variadas devido à forte colonização, mas de origem indígena, e composto por dois países, LYDONE e a região florestal de ITSÁRI, que abriga dezenas de pequenas nações.

LYDONE é a nação tecnológica mais desenvolvida do mundo, com grandes indústrias, usinas e empresas. Sua capital é HAGARD, localizada no noroeste do país, onde boa parte das grandes empresas são sediadas e é também a cidade mais populosa do país. Outras importantes cidades são: PARADISO, (extremo oeste), famosa por ser a cidade do entretenimento, onde a grande indústria cinematográfica e fonográfica se encontra, além de uma imensa rede de cassinos; KALAZAR, (centro-sul) uma grande cidade industrial, mas também conhecida pela poluição e pelos altíssimos níveis de criminalidade; PALUZA, (centro-norte), cidade que abriga a população nativa de Lydone, que se desenvolveram em uma grande metrópole agrícola, além de ser um grande centro cultural, onde boa parte da história do país pode ser encontrado em escrituras indígenas; e EASTWOOD, (extremo leste), uma cidade conhecida por ser a favorita daqueles que querem enriquecer, pois suas terras, mesmo que áridas e desérticas, abrigam os mais importantes minérios, como ouro, ferro, cobre, etc. Esatwood é basicamente uma grande cidade de mineiradores.

ITSÁRI é uma região florestal imensa, e com uma floresta tão densa que até hoje não foi posível descobrir tudo que existe dentro dessa floresta. Aliás, dizem que perder-se dentro de Itsári é como perder-se em um deserto, ou mesmo dentro das edges, pois a imensidão da floresta é quase infinita. Porém sabe-se que inúmeras pequenas nações existem desta floresta, e uma característica marcante dos nativos de Itsári é que todos eles sem exceção possuem característivas zoomórficas, ou seja, são todos meio-homem, meio-animal.

Duas das poucas nações conhecidas de Itsári são as planícies de ORFÉIA, onde vivem os lagomorfes, pessoas com características semelhantes aos coelhos, e também lar dos famosos (e caros) PIANOS SELVAGENS, criaturas em forma de piano que são domesticados pelos lagomorfes, e vendidos a altíssimos preços. Outra região bastante conhecida são as ILHAS MILK, lar dos felidaes, pessoas com características felinas. Aliás, diga-se de passagem, apesar de fascinantes, os felidaes são conhecidos por serem seres extremamente anti-sociais, portanto, evitem deixar um felidae irritado.

Conhecem-se outras espécies originárias de Itsári, como os canis, pessoas com características semelhantes a cães, lobos e raposas, e os saúreos, pessoas com características dos mais variados répteis. Mas estima-se que existem incontáveis espécies vivendo dentro de Itsári.

Ah, sim, antes de partirmos para o bloco continental oeste, devo alertá-los para tomarem MUITO cuidado ao passar, seja pelo ar ou pelo mar, pela região de ISLA BONITA, pois essa é uma região que concentra perigosas tempestades marítimas. Tão intensas que passar por Isla Bonita sem naufragar é praticamente impossível. Portanto, evitem essa região tanto quanto vocês devem evitar as edges, pois é certeza de morte certa aventurar-se por essa região.

BLOCO CONTINENTAL OESTE: Continente de etnia branca, composto por 5 países: Reznor, Wurzel, Laroch, Agnus e Kveldulv. Vamos falar um pouco sobre cada um desses países.

REZNOR: Um conjunto de ilhas que é a sede do reinado de HAVALINA, onde sua rainha, HELOISE DE ALBERGARIA rege o país e junto ao seu corpo de 12 ministros, criam e comandam as leis que regem o uso da magia no mundo.

WURZEL: Conhecida por ser a maior nação militar do mundo, também é conhecida por ter sido quase arrasada pela guerra,que quase destruiu o país. Até hoje os habitantes de Wurzel sofrem com o estigma da guerra, mas são um povo bastante orgulhoso de seu próprio poderio militar.

LAROCH: País conhecido por sua importância histórica na navegação. Grande parte da história geográfica mundial é encontrada nesse país. Inclusive a lendária pirata Jelly Bones é nascida em Laroche, e é a padoreira do país. Foi aqui que começou a tradição do feriado "Jellyday".

AGNUS: País-sede da IGREJA EMANESCENTE, a religião monoteísta mais difundida pelo mundo. Sua capital Euphrates é a cidade que sedia o Conselho Emanescente, e é conhecida por ser a cidade-natal do mais conhecido santo do mundo: SAINT ARMAND D'EUPHRATES, que segundo dizem as escrituras sagradas, enfrentou e venceu o demônio que tentou matar Deus (que é conhecido também pelo seu verdadeiro nome: LAKSHMI, a mãe criadora do mundo).

KVELDULV: Um país composto de planícies vulcânicas, com uma população de pessoas de características fortes e robustas. Kveldulv é conhecida por ser um país onde são encontrados os melhores minerais para se forjar armas, pois estes possuem propriedades mágicas. Aliás, os melhores ferreiros do mundo são encontrados de Kveldulv. Mas esse país também é conhecido por ser a terra-natal de SANTA ANABEL, uma guerreira que lutou ao lado de Saint Armand contra o demônio.



BLOCO CONTINENTAL SUL: Também de população de etnia branca, é composto pelo império de FITZ, a maior nação bélica do mundo. Seu imperador, ALEXEI STEFAN III comanda o país, que é considerado uma das nações mais ricas do mundo, tanto por suas riquezas naturais, apesar do país inteiro ser praticamente composto de rocha e gelo, como também por aquilo que é de fato a sua maior fonte de riqueza, a ilha de ENCANTA, localizada ao extremo sul de Fitz,terra natal das fadas-da-seda, uma espécie de ser semelhante ao ser humano, mas de proproções diminutas, geralmente tendo em torno de 30 centímetros de altura. A riqueza do país vem da seda produzida por essas fadas, que possui uma resistência tão grande que nada é capaz de cortar (somente as próprias fadas-da-seda são capazes de cortar a própria seda). Encanta é regida pela RAINHA MAHRILIS, a matriarca das fadas-da-seda, cuja filha é noiva do Imperador Stefan, a princesa IRINA.


BLOCO CONTINENTAL CENTRO-NOROESTE: Continente de população negra e parda, e composto pelos países Bambatta, Al Sunnah, Araya e pelo deserto de Kajaq e pelo arquipélago de Lynyrd.

BAMBATTA: País de grande concentração de população negra, com belíssimas savanas. Esse país é muito rico devido às suas minas de pedras preciosas, em especial pedras de propriedades mágicas, muito porcuradas pelos praticantes de magia.

AL SUNNAH: De população parda e composto por pequenas e médias cidades, além de muitas tribos espalhadas pelo país. Devido ao clima desértico, as cidades encontram-se mais onde existem oásis, ou próximos à costa.

ARAYA: País de forte cultura religiosa ao deus SAI, considerado o protetor dos seres vivos e seu guardião. Esse país é produtor de especiarias exóticas, muito apreciadas pela culinária mundial como pelos estudantes de magia para fazer fórmulas e poções.

DESERTO DE KAJAQ: Um imenso mar de areia, onde a vida é quase impossível devido às suas altíssimas temperaturas e áridas condições. Só esse deserto ocupa mais da metade do continente, e só se tem conhecimento de tribos nômades que vivem nele.

ARQUIPÉLAGO DE LYNYRD: Um conjunto de dezenas de ilhas que vivem essencialmente da pesca. Sua principal ilha é UMINARD, que cultua a deusa dos mares ORJANA. Dizem as lendas que a pirata Jelly Bones foi a única humana que conseguiu enfrentar Orjana e sobreviver para contar.



BLOCO CONTINENTAL NORDESTE: Continente de população de etnia oriental que compartilham os mesmos costumes religiosos baseados no culto à sacerdotisa KOTODAMA, considerada a voz de Deus no mundo, é composto por dois países, Yuraizen e Hu.

YURAIZEN: País de grande ascenção tecnológica, mas que mantém vivos seus costumes culturais e folclóricos. Também um país que exporta cultura e moda, e que possui fortes relações com demais países do mundo. Os pontos fortes de sua cultura são a honra e a disciplina, e também são os melhores forjadores de lâminas jamais conhecidos.

HU: Nação de paisagem montanhosa, que mantém forte uma forte tradição cultural e religiosa que sobrevive ao tempo e evita dispersar-se com costumes modernos. Uma da scaracterísticas mais marcantes de Hu é que neste país são proibidas toda e qualquer espécie de arma. Ou seja, não é permitido entrar no país se estiver portando alguma arma, seja branca ou de fogo. Os habitantes de Hu tem como costume o desenvolvimento do corpo e do espírito, tornando-os mais fortes e resistentes do que qualquer arma. Por essa razão, Hu possui relações de extremo atrito com seu vizinho, Yuraizen.


BLOCO CONTINENTAL NORTE: Conhecido por ULRICH, é um continente desabitado e sem vida, composto unicamente de gelo. Nenhuma forma de vida conhecida sobreviveria ao intenso frio dessa região, que chega a ser muitas vezes superior ao frio de Fitz. Muitos aventureiros arriscaram explorar Ulrich, mas ou morreram na tentativa, ou desistiram na metade. O que atrai muitos aventureiros a Ulrich é que essa é a única região de Velouria que faz fronteira com as edges que não seja por mar. E a curiosidade de explorar essa região e descobrir o que existe além dessa única edge no qual é possível seguir a pé é o chamariz para exploradores e aventureiros. Dizem que nem mesmo a pirata Jelly Bones conseguiu explorar essa região, limitando-se unicamente à sua costa gelada e suas ilhas.

LYDONE: Equivalente à América, em especial grandes metrópoles dos Estados Unidos e suas regiões desérticas e indígenas, com algumas cidades que lembrarão as grandes cidades da América Latina. Hagard seria como uma Manhattan, Paradiso como Hollywood e Las Vegas, e Kalazar como São Paulo. (O nome foi inspirado no cantor JOHN LYDON, vocalista da banda SEX PISTOLS)

ITSÁRI: Na verdade, seria o equivalente à nossa floresta Amazônica. Mas com todos aqueles mistérios que inclusive existem em nossa própria floresta. ("Itsári" é uma música da banda SEPULTURA do álbum "ROOTS", e é um acústico gravado com cânticos indígenas da tribo Xavante. A palavra vem do idioma dos índios Xavantes, e significa "raiz")

FITZ: É o equivalente à nossa grande Rússia, dando ênfase à Sibéria nas regiões mais frias.(O Nome é uma homenagem à cantora americana ELLA FITZGERALD)

REZNOR: Assemelha-se à ilha da Grã-Bretanha, em especial a própria Inglaterra.(O nome vêm de TRENT REZNOR, o homem-banda do NINE INCH NAILS)

WURZEL: É o equivalente à nossa Alemanha(O nome foi insirado em MICHAEL WÜRZEL BURSTON, um dos antigos integrantes da banda MOTÖRHEAD)

LAROCH: É uma mistura de Espanha, Itália e Portugal, grandes países que reinaram sobre os oceanos na época das navegações.(Trata-se de uma contração do nome do cantor ZACK DE LA ROCHA, o vocalista do RAGE AGAINST THE MACHINE)

AGNUS: É o equivalente à nossa França("Angus" significa "cordeiro" em latim. Mas o nome foi criado a partir de um anagrama de "Angus" que vêm de ANGUS YOUNG, lendário guitarrista do AC/DC)

KVELDULV: Reúne características dos países nórdicos, como a Noruega, Suécia e Islândia. Mas ao contrário dos nossos países nórdicos que vivem em terras geladas, Kveldulv é uma região de forte atividade vulcânica, portanto muuuuito quente. (O nome vêm o islandês "kveld-úlv", e significa "anoitecer". Isso se deve às intensas nuvens de cinzas levantadas pelos vulcões que tornam a região também muito escura. E esse nome foi usado pelo músico TED "KVELDULV" SKJELLUM ) da banda de black metal norueguesa SATYRICON)

KAJAQ: Sem dúvida, lembra o nosso deserto do Saara.(Essa palavra foi tirada da música "FLIGHT OF THE SKAJAQUADA" da banda americana GREEN JELLY)

BAMBATTA: Reúne características das savanas africanas com a riqueza mineral da África do Sul, grande produtora de diamantes do nosso mundo.(Do mestre do hip-hop AFRIKA BAMBAATAA)

AL SUNNAH: É o equivalente aos países da península arábica, como a Arábia Saudita, Kwait, Irã e Iraque e com algumas características culturais do Egito.(Esse é um dos únicos países sem referência musical. Esse nome foi criado pela usuária TOKI SAKURASHI usando as palavras "Al" (o, a, os, as em árabe) e "suna" (areia em japonês, e mudado para "Sunnah" para dar uma sonoridade árabe). Literalmente significa "a areia")

ARAYA: Lembra muito a nossa Índia.(Do baixista da banda SLAYER, TOM ARAYA)

ARQUIPÉLAGO DE LYNYRD: Reúne característivas de ilhas como o Havaí e ilhas do leste asiático.(Da banda americana LYNYRD SKYNYRD)

YURAIZEN: É praticamente igual ao nosso Japão.(A palavra veio da música "GATES OF URIZEN" do cantor BRUCE DICKINSON. A palavra "Urizen" foi convertida para sua pronúncia Yu-rai-zen para dar uma sonoridade que lembra o japonês))

HU: Exatamente igual à nossa China.("Hu" significa "tigre" em chinês, e quem der uma olhada no país perceberá uma península que lebra uma cabeça de tigre. Mas o nome foi tirado da banda THE WHO, cuja pronúncia de "Hu" e "Who" é idêntica.)

ULRICH: Pegue nossa Antártida e multiplique por 10 o frio, e teremos Ulrich. Hehehe...(Do baterista da banda METALLICA, LARS ULRICH)

ISLA BONITA: Tem o nível de periculosidade muitas vezesmaior que o nosso conhecido Triângulo das Bermudas. (Da música "LA ISLA BONITA" da cantora MADDONA)

AS "EDGES": Além de serem literalmente as "fronteiras" ou "bordas" do mundo, o termo foi tirado de várias músicas, entre elas "Man on the edge" do IRON MAIDEN, "Livin' on the edge" do AEROSMITH e "Edge of the world" do FAITH NO MORE.

EASTWOOD: Equivalente ao oeste americano, especialmente a região do Texas. (Inspirado, CLARO, no ator americano CLINT EASTWOOD)

HAGARD:Essa grande cidade é inspirada em MANHATTAN, nos Estados Unidos. (O criação desse nome veio da música "Heaven and Hell" da banda BLACK SABBATH. "Ha" vem de "Hades", o inferno da mitologia grega, e "Gard" de "Asgard", o paraíso da mitologia nórdica. A junção das duas virou "Hagard", uma cidade que é literalmente o paraíso para uns e o inferno para outros.)

PARADISO:Equivalente à HOLYWOOD e LAS VEGAS, nos Estados Unidos.(Inspirado na música "Paradise City" da banda GUNS N' ROSES)

PALUZA: Equivalente ao México, especialmente em regiões que fazem fronteira com os Estados Unidos.(O nome foi inspirado no famoso festival de rock LOLAPALOOZA. O criadores do festival se inspiraram em um termo cômico usados pelo trio de comediantes americanos "Os Três Patetas" no qual eles usavam a palavra "lolapalooza" para se referir a um enorme pirulito, que era uma piada que dizia "all-day-sucker". Detalhe que o símbolo do festival Lolapalooza é justamente um personagem segurando um pirulito. (Fonte: Wikipedia) )

ENCANTA: Essa ilha é totalmente fictícia, e não tem comparativo a nenhum lugar conhecido do nosso mundo, por ser uma ilha de temática mágica, terra-natal das fadas-da-seda. (O nome foi inspirado na música "Isla de Encanta" da banda americana PIXIES)

ILHAS MILK: Outro local fictício, sem comparativo a regiões conhecidas do nosso mundo.(Inspirado na música "Milk it" da banda americana GARBAGE)

KALAZAR: É o equivalente à nossa conhecida cidade de SÃO PAULO. (O nome também não tem nenhuma referência musical. Foi criado pela minha amiga REBECCA BONDIOLI, que aqui no CB era conhecida como REBI-CHAN))

ILHA DE DAMÁSIA: Também sem comparativos ao nosso mundo. Apenas uma ilha frequentada por gente da alta sociedade. Hmmm, seria então o equivalente à ILHA DE CARAS ? XD (O nome dessa ilha também foi criado pela REBI-CHAN)

ORFÉIA: Outra região fantástica do mundo de Velouria, sem comparativos ao nosso mundo. (O nome foi inspirado na ópera "L'Orfeo", composta por CLAUDIO MONTEVERDI, em 1607.)

VELOURIA: É o mundo do OCB em sua totalidade (Inspirada na música "Velouria" da banda americana PIXIES)

EUPHRATES: Esqueci de colocar essa cidade no mapa, mas é a capital de Agnus, e é equivalente ao nosso conhecido VATICANO (Mais uma referência à banda americana PIXIES em sua música "River Euphrates", inspirada no Rio Eufrates, que junto com o rio Tigre formam a MESOPOTÂMIA, onde hoje se encontra o atual IRAQUE.)

UMINARD: Essa é a principal ilha do arquipélago de Lynyrd, e foi inspirada nas ilhas que formam o arquipélago do HAVAÍ. (A inspiração do nome veio de "Umi" que significa "oceano" em japonês. O nome foi criado pela usuária LORNA LYNN, que é a dona da personagem ÉMERAUDE do OCB1. Ela se inspirou em uma música de uma famosa banda de J-Rock, mas eu acabei me esquecendo qual era. Irei consultá-la e depois eu edito esse post.)

Nenhum comentário: